Quem somos nós?

Somos um grupo de alunas do Curso de Especialização Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGR), na modalidade à distância, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o MEC. Criamos esse blog com o objetivo de fomentar as discussões no campo das Políticas de Ações Afirmativas e assim contribuir no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações que visam a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça/etnia nas Políticas Públicas. Nosso tema é Igualdade de gênero, raça/etnia na educação formal com o sub tema:- Família, hierarquias e a interface público/privado. Integrantes do grupo: Ana Paula Ferreira, Marcia Roziane Zuma e Nilza Nimer Gonçalves.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ações afirmativas para negros no Brasil: o inicio de uma reparação histórica


O presente artigo trata a inicialmente fazer um exame das ações afirmativas em população da população negra tendo como eixo a polêmica em torno da instituição de um programa de cotas raciais, principalmente em universidades publicas. Em seguida mostra argumentos a favor de cotas para negros que segundo o Domingos trata-se de uma luta que apesar de sua natureza reformista, tem um caráter democratizante, que educa ou mobiliza politicamente negros, sobretudo, coloca em xeque a secular opressão racial deste país. A concepção proposta de cotas, ela não é um fim em si mesma, mas um meio, uma medida especifica transitória que, no Brasil, é progressista, pois entre outros motivos, tem o poder de proporcionar visibilidade ao povo negro. Conclui-se assim que são necessárias ações efetivas para enfrentar o problema de da exclusão do negro no Brasil, mais do que boas intenções, retórica política e debates acadêmicos. Opor-se as cotas e não apresentar nada de alternativo para enfrentar a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos no campo educacional é fazer o jogo do opressor, que se de um lado, há 117 anos, decretou a abolição da escravatura no país, de outro, empreendeu (e empreende) uma política de exclusão ao racismo.

DOMINGUES, Petrônio: Ações afirmativas para negros no Brasil: o inicio de uma reparação histórica, Revista brasileira de educação, 2005 v.12 N° 29 Paraná, 164-176.
Petrônio Domingues, doutor pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).


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