Quem somos nós?

Somos um grupo de alunas do Curso de Especialização Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGR), na modalidade à distância, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o MEC. Criamos esse blog com o objetivo de fomentar as discussões no campo das Políticas de Ações Afirmativas e assim contribuir no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações que visam a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça/etnia nas Políticas Públicas. Nosso tema é Igualdade de gênero, raça/etnia na educação formal com o sub tema:- Família, hierarquias e a interface público/privado. Integrantes do grupo: Ana Paula Ferreira, Marcia Roziane Zuma e Nilza Nimer Gonçalves.

domingo, 31 de julho de 2011

Sugestões para leitura

Políticas Públicas e Ações Afirmativas - Coletânea Consciência em Debate
Autor: Fonseca, Dagoberto José
Editora: Selo Negro

Sinopse: O livro está dividido em duas partes. A primeira aborda o conjunto de políticas públicas constituídas pelo Estado monárquico português do descobrimento até o período escravista brasileiro. A segunda trata das políticas públicas formuladas da Abolição da escravatura até o presente.




O Estado Como Promotor de Ações Afirmativas e a Política de Cotas para o Acesso dos Negros à Universidade
Autor: Piscitelli, Rui Magalhães
Editora: Jurua

Sinopse: Investigam-se as ações afirmativas para o ingresso de negros nas universidades públicas brasileiras. Situam-se aspectos históricos comparativos. Analisam-se os pressupostos conceituais das ações afirmativas para negros como política pública. Argumenta-se sobre o correto vínculo jurídico entre ações afirmativas e o princípio da igualdade em sentido material...


Ações afirmativas à brasileira Necessidade ou Mito
Autor(es): KAUFMANN, ROBERTA FRAGOSO MENEZES

Sinopse: Trata-se de um estudo interdisciplinar, que correlaciona Direito, História e Sociologia, com o objetivo de examinar se realmente existe a tão reivindicada necessidade de adoção, no Brasil, de políticas afirmativas nas quais a raça seja o único critério de discrímen, ou se, por outro lado, o atual debate decorre apenas de um certo deslumbramento em relação à experiência norte-americana, nem sempre atento para as peculiaridades históricas que inspiraram a criação das políticas possitivas naquele país.


Diversidade e Ações Afirmativas:combatendo as desigualdades sociais. 
Autor(es): MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA DE

Sinopse: O Brasil que emerge nesta primeira década do novo milênio encontra-se marcado por importantes avanços em diversas áreas. No entanto, necessita ainda incorporar em sua agenda política o enfrentamento do persistente quadro de desigualdades secularmente instalado no país. Abordagens propostas pela mídia sobre questões como o racismo, as desigualdades de gênero, a concentração da terra, dentre outros, exibem uma conotação conservadora acerca da situação social do país. Utilizando-se de argumentos pretensamente fundados na defesa dos princípios democráticos, advogam a manutenção de privilégios. De praxe, argumentam que o problema das desigualdades sociais deve ser resolvido com a melhoria da qualidade da escola pública, imputando especialmente a educadoras e educadores a responsabilidade pela falta de igualdade de oportunidades para o conjunto da população brasileira na efetivação de direitos. A publicação do Caderno Diversidade e Ações Afirmativas: combatendo as desigualdades sociais visa a apresentar um contraponto a essa visão, oferecendo-nos a oportunidade de situar a questão das lutas sociais pela ampliação dos direitos no contexto de lutas históricas que têm os movimentos sociais como protagonistas. O texto tem o mérito de situar esses embates em vários espaços, oferecendo-nos uma instigante reflexão sobre os desafios situados no espaço escolar e no campo das práticas pedagógicas.


Ações afirmativas nas políticas educacionais - o contexto PÓS-DURBAN
Autores: VALTER ROBERTO SILVÉRIO E SABRINA MOEHLECKE

Sinopse: O livro é o resultado do Seminário Internacional "Ações afirmativas nas políticas educacionais: o contexto pós-Durban" realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2005 em Brasília (DF). O seminário organizado pelo Ministério da Educação, por meio da SECAD, e pela Câmara Federal teve como principal objetivo realizar um balanço das ações desenvolvidas no país em direção à construção de uma política de igualdade racial, especialmente na área educacional, comparando a situação pré e pós a Declaração de Durban. Acredita-se que as mudanças ocorridas no Brasil e na América Latina nos últimos anos poderão ser mais bem compreendidas com a leitura dos textos que compõem este livro.

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