Alguns dados importantes para reflexão dos estudantes que ingressaram no ano de 2011 pelo Sistema de Inclusão Social da Universidade Federal do Espírito Santo
a) Os ingressantes cotistas são em sua maioria do sexo feminino (62,2%). 72,1% têm entre 16 e 19 anos, e 93,3% são solteiros. 56,8% são provenientes da Região da Grande Vitória (18,4% são da Serra, 13,5% de Vitória, 12,6% de Vila Velha, 10,1% de Cariacica, e, 2,2% de Viana).
b) 98,3% cursaram todo ou a maior parte do Ensino Fundamental em escola pública. 97,9% cursaram o Ensino Médio em escola pública.
c) 45,4% concluíram o ensino médio em 2010. 66,0% fizeram curso preparatório para o vestibular. 56,5% fizeram vestibular na UFES pela primeira vez.
d) 64,8% esperam qualificação para o exercício de uma profissão. 2,8% por formação teórica voltada para pesquisa.
e) 68,4% acham que o motivo da escolha do curso foi porque o curso é adequado à sua aptidão pessoal e vocacional. 11,4% por possibilidades de emprego. 83,3% nunca iniciaram um curso de nível superior. 10,1% (105 candidatos) já estavam cursando algum curso na UFES.
f) 43,8% se declararam brancos e outros 41,3% pardos. 12,3% pretos.
g) A televisão é usada por 35,2% para se manterem informados, enquanto 44,5% utilizam a internet.
h) 68,9% não exercem qualquer tipo de atividade remunerada, mas, 16,7% trabalham mais de 30 horas semanalmente. Para 74,9% seus gastos são financiados pela família. Para 94,3% a renda familiar mensal é de até 5 SM. 75,8% dos pais possuem residência própria. Quanto à posse de automóvel, 37,1% possuem um, enquanto 60,3% disseram não possuir nenhum.
i) Apenas 34,7% dos pais possuem Ensino Médio completo ou nível de instrução Superior; enquanto que 40,4% possuem o Ensino Fundamental incompleto.
j) Com relação às mães 45,7% possuem Ensino Médio completo ou nível de instrução superior e 32,0% possuem o Ensino Fundamental incompleto.
k) Pais trabalham, 64,8%. Mães trabalham, 54,2%.
Fonte: Dados do VestUfes e da Secretaria de Inclusão Social da Ufes
Nenhum comentário:
Postar um comentário