Quem somos nós?

Somos um grupo de alunas do Curso de Especialização Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGR), na modalidade à distância, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o MEC. Criamos esse blog com o objetivo de fomentar as discussões no campo das Políticas de Ações Afirmativas e assim contribuir no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações que visam a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça/etnia nas Políticas Públicas. Nosso tema é Igualdade de gênero, raça/etnia na educação formal com o sub tema:- Família, hierarquias e a interface público/privado. Integrantes do grupo: Ana Paula Ferreira, Marcia Roziane Zuma e Nilza Nimer Gonçalves.

domingo, 11 de dezembro de 2011

QuaL É a Sua “Cor ou raça/etnia”?

A RESPOSTA DEVE SER DADA DE ACORDO COM AS OPÇÕES ABAIXO,
QUE SÃO AS MESMAS UTILIZADAS PELO IBGE.

COR BRANCA (DESCENDENTES DE EUROPEUS/OCIDENTAIS)
COR PRETA (DESCENDENTES DE AFRICANOS/AFRO-BRASILEIROS)
COR PARDA (DESCENDENTES DE INDIVÍDUOS DE COR/ETNIAS
DIFERENTES-MISCIGENAÇÃO/MESTIÇAGEM)
Mestiços de pais de cores ou etnias diferentes: preta e branca; preta
e índio; branca e índio, e assim por diante...
COR AMARELA (DESCENDENTES DE ASIÁTICOS/ORIENTAIS)
RAÇA/ETNIA INDÍGENA (DESCENDENTES DE ÍNDIOS)

Fonte: IBGE

7 comentários:

  1. E os árabes se enquadram onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se enquadram nos orientais,eu acho...

      Excluir
    2. Árabes são opacos, que me diz?

      Excluir
  2. E os avatares? De que etnia seriam?

    ResponderExcluir
  3. E os avatares? De que etnia seriam?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, possuo a pele clara, porém não sou branca. Minha mãe era branca e meu pai tinha uma descendência negra diferente,pois minha avó era de pele escura de cabelos lisos escorridos pretos e olhos azuis, possuo tom de pele levemente amarelado e cabelos crespos pretos. Gostaria que vocês me ajudassem a descobrir minha cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre sua cor nada posso dizer, mas possivelmente sua avó descendia de negros e índios, e por fim de algum branco de olhos azuis. De acordo com a identificação acima seria parda.

      Excluir